O protesto é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento e débito sujeito ao protesto, e nesse artigo vamos falar sobre como descobrir a origem de um protesto.
Vamos esclarecer todas as dúvidas recorrentes sobre o assunto, como descobrir origem de protesto pelo número, assim como descobrir qual cartório tenho protesto. O protesto geralmente é um processo longo para quem não entende alguns fatos sobre um protesto, com o intuito de esclarecer todos os pontos importantes sobre um protesto.
Poderá conferir aqui também o esclarecimento das dúvidas sobre o que acontece quando o nome vai para protesto? e como tirar o nome do protesto? Todos esses processos são simples, assim como saber como funciona o protesto em cartório. Saiba mais!
Como Descobrir A Origem De Um Protesto
Antes de falarmos sobre como descobrir a origem de um protesto é importante saber que a Certidão de Protesto é um documento, emitido pelo cartório em formato digital ou em papel, que informa a existência ou não de protesto em um CPF ou CNPJ com todos os dados do credor e do título estão detalhados. O primeiro passo para saber a origem de um protesto é descobrir em qual Tabelião de Protesto o título está protestado, acesse o site oficial do tabelião, essa pesquisa informará se há título protestado com o número de documento informado e para saber detalhes sobre o que está protestado será necessário solicitar uma certidão. E para saber quem é o seu credor e qual o valor de seu débito é preciso solicitar uma certidão de protesto para saber todos os dados de quem o protestou.
Como Descobrir Origem De Protesto Pelo Número
Quando uma empresa registra um protesto, uma carta registrada pelo Tabelionato é enviada no dia seguinte à data da protocolização do protesto e, você deverá comparecer ao Tabelionato no prazo indicado para pagar o título ou declarar porque não efetuará o pagamento. Mas, não existe intimação por e-mail ou telefone. Agora respondendo, como descobrir origem de protesto pelo número. Bom, se você recebeu um protesto, precisa pedir uma certidão, que é um documento que traz os dados de quem protestou. Para retirar essa certidão, você deve ir até o cartório em que seu nome foi protestado e apresentar o número do CPF quanto RG para retirar o documento.
Como Descobrir Qual Cartório Tenho Protesto
É prático responder a pergunta de como descobrir qual cartório tenho protesto, existem duas formas, primeiramente você pode acessar o site do CENPROT, que é um site tabelião onde poderá consultar essa informação usando o número do seu CNPJ ou CPF. Ou você pode comparecer a um Cartório de Protestos, com o seu RG e CPF, você pede a pesquisa. O cartório lhe fornecerá um documento que indicará se há ou não alguma indicação de protesto em seu CPF. Lembrando que o protesto em cartório também pode ser consultado nos cadastros dos Órgãos de Proteção ao Crédito. Tanto a Serasa como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apontam se há protesto no CPF.
O Que Acontece Quando O Nome Vai Para Protesto?
O protesto acontece quando uma pessoa, física ou jurídica, deixa de pagar um título. O credor registra em cartório que não recebeu o seu dividendo de direito. O não pagador, então, fica com o nome protestado fica com o “nome sujo”. O não pagamento de um título (duplicata, cheque, nota promissória, contratos e outros) faz com que o credor o proteste. Com isso, você fica impossibilitado de ter aprovação de crédito em lojas, bancos, isso é o que acontece quando o nome vai para protesto.
Como Tirar O Nome Do Protesto
Acompanhe nossa explicação para saber como tirar o nome do protesto. Primeiramente, deve-se entrar em contato com o credor do débito, ou seja, a pessoa ou empresa que registrou o protesto de títulos com o objetivo de efetuar o pagamento deste. Ao efetuar o pagamento, é necessário solicitar um comprovante ou recibo para comprovar que o pagamento foi realizado.
Na assinatura contida no comprovante ou recibo que lhe fora entregue, reconhecer firma da assinatura em um Cartório de notas, para validar o documento. Com a certidão de Protesto positiva e comprovante/recibo de quitação da dívida em mãos, é necessário apresentar no Cartório de Protesto onde o título consta protestado e requerer o cancelamento do mesmo, em face da comprovação de pagamento do débito e resgatar o título protestado constando o carimbo de cancelamento do protesto.
O Cartório de Protesto que realizou o cancelamento do título realizará a comunicação às entidades Serasa e SPC, visando dar baixa da dívida em nome do devedor.